sábado, 22 de fevereiro de 2014

Saiba Mais

Nossos nomes são Ana Carolina Santana, Carolina Porto e Caroline Braga. 
Alunas do 3 ano C.
Esperamos que tenham gostado do blog, mais informações nas próximas postagens.
Boa Noite Pessoal !


Teoria da Linguagem no olhar dos Filósofos

-Wilhelm Von Humboldt (1767-1835) -Para Humboldt o homem não inventou sinais arbitrariamente,  para satisfazer uma necessidade exterior. Segundo ele, o desenvolvimento humano nas múltiplas faces da linguagem, ao longo do tempo, ocorreu pelo fato de o homem constituir-se  um homem pensante.  Em outras palavras o ser humano pensa e a linguagem da vida aos seus pensamentos, O homem pensa mas precisa de alguma forma para passar adiante a sua ideia
-Ludwing Wittgenstein (1889-1951)-Ele defende que o contexto é que determina o sentido da palavra ou mesmo de um enunciado. Para ele o sentido da linguagem  está no uso coletivo, determinado pelas normas sociais em um numero ilimitado de jogos linguisticos. Em outras palavras ele quis dizer que Quando fala por exemplo Morte, ela vai definir o sentido de todo o resto. 
 
-Martin Heidegger (1889-1976)-Para ele  a linguagem é a morada do pensamento, é um rodeio que busca entender e traduzir o não dito, que esta imerso no discurso,  e é por essa linguagem que o homem se desperta para o seu ser, para o ser do outro e o ser das coisas. Em outras palavras ele quis dizer que a libertação do pensamento e a única forma de traduzir o ser humano.
-Karl Popper (1902-1994)-Pai do falibilismo contemporâneo, Popper argumenta que o homem não sabe, mas apenas conjectura e, por isso tudo que diz e falivel, provisorio e constantemente sujeito a revisão. Em outras palavras ele quer dizer que tudo que o homem fala não deve ser levado totalmente a serio. 
  
-Jacques Derrida (1930-1976)-Ele chama de logocentrismo toda tendencia de pensamentos indentificados como não criticos, onde não há espaço nem necessidade do eterno e doloroso processo de desconstrução-reconstrução. Em outras palavras ele quis dizer que não há necessidade de haver pensamentos para haver linguagem.

 fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_linguage  e pt.wikipedia.org/wiki/Linguage
 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Linguagem Secundária

Linguagem Religiosa: 
O símbolo é a primeira e mais originaria expressão da linguagem religiosa. De símbolos é formados os rituais.Todo símbolo é sinal visível e ativo que revela e leva forças psicológicas e sociais .Trata-se de relações intuitivas ,carregadas de forças afetivas.
Falar acerca de Deus e deuses são ação cultural e histórica, porque se encontra sempre no seio de determinada tradição, que se transmite de forma oral e escrita. Isso significa que nunca se
tem acesso imediato aos oráculos divinos. No melhor dos sentidos, a palavra divina é circunstancial. São as circunstâncias que, em cada momento, podem desvelar as dimensões da palavra divina e de suas exigências.




Fonte : http://teologiadefronteira.wordpress.com/2012/08/04/98/

Linguagem Secundária

Linguagem do Mito:
A Mitologia  é o estudo de mitos, lendas e a interpretação dos mesmos em alguma cultura. Mitos são histórias populares ou religiosas complexas, com vários pontos de vista, das pessoas que viviam na época em que os mitos foram criados. Normalmente é uma narrativa, na qual se usa a linguagem simbólica, e que busca retratar e descrever a origem e suposições de alguma cultura, explicar a criação do mundo, do universo, ou qualquer assunto de difícil explicação.
Exemplos claros são alguns desenhos e séries de televisão, que trazem inclusive personagens que defendem deuses. O desenho Cavaleiro do Zodíaco, por exemplo, é baseado em algumas mitologias, como a Grega, a Egípcia e a Nórdica.
Considerando, portanto, que a mitologia é um conjunto de lendas e mitos de alguma cultura, pode-se dizer que existem inúmeras mitologias, dos mais variados locais, como as Mitologias: Asteca, Maia, Etrusca, Eslava, Iurubá, Babilônica, Africana, Bantu, Chinesa, Japonesa, Havaiana, Guarani, Malaia, Navajo, Suméria, Judaica, Islâmica, Inca, entre outras.
Na próxima postagem vamos conhecer sobre a linguagem religiosa a última do grupo Linguagem Sencudária.

 fonte: http://www.infoescola.com/mitologia/o-que-e-mitologia/

Linguagem Secundária

Linguagem artística:  
As linguagens artísticas dividem-se em: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança.               Artes Visuais : Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, a web design, a moda, a decoração e o paisagismo. 
O Teatro: é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.         
Dentro das "artes", a Música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.                                                                          
A dança: é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. 


Fonte: http://judyartes.blogspot.com.br/2009/08/quais-sao-as-linguagens-artisticas.html


Na próxima postagem vamos explicar sobre a linguagem do mito, que está presente no grupo da linguagem secundária.



Linguagem Artificial

Linguagens artificiais são criadas por seres humanos, e usadas para comunicação com as máquinas e entre máquinas.
Em termos estritos, cada tipo de máquina ou dispositivo criado pelo homem contém uma linguagem.

Veja abaixo alguns exemplos de linguagens artificiais:

  • Linguagem da máquina "martelo": segure pela extremidade livre do cabo do martelo, crie um momentum e transfira a quantidade de movimento contida na cabeça do martelo para outra peça, como um prego apoiado sobre uma superfície deformável. Normalmente aprendemos a usar esta linguagem quando somos crianças, em geral após machucar o dedo algumas vezes.
  • Linguagem da máquina "fósforo": esfregue a cabeça na lixa da caixa e produza fogo intenso durante um curto período de tempo.
  • Linguagem para usar a máquina Micro+Sistema Operacional Windows 98: dê o boot no computador, informe o nome e password, pressione "enter" ou clique no mouse sobre o botão "OK". Aguarde a musica tocar e os programas de background serem carregados. Use o mouse e teclado para solicitar a carga de novos programas. Pressione "Start" e "shutdown" para desligar. Mais informações com os colegas, amigos, ou manuais que acompanham o computador.

Embora exista uma grande variedade de definições para o termo linguagem, usaremos aqui a definição mais conveniente para o estudo da computação.

Definição do termo linguagem

Uma linguagem podem ser definida como um conjunto de símbolos (alfabeto) associado a regras precisas para composição destes símbolos formando sentenças.



fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Língua_artificia

Língua de Sinais

A língua de sinais : assim como as línguas faladas, possui estruturas gramaticais complexas.
 

As línguas de sinais ou línguas gestuais são também línguas naturais, visto possuírem as mesmas propriedades características: gramática e sintaxe com dependências não locais, infinidade discreta, generatividade e criatividade. Línguas de sinais ou gestuais como a norte-americana, a francesa, a brasileira ou a portuguesa estão devidamente documentadas na literatura científica.


A língua de sinais é uma outra variedade conhecida de língua natural. De acordo com o neurologista Oliver Sacks, “os surdos geram línguas de sinais em qualquer lugar onde existam comunidades de surdos; é para eles a forma mais fácil e natural de comunicação”. Além disso, a língua de sinais é altamente expressiva, tanto quanto a língua falada. No entanto, em sua obra “Vendo Vozes”, Oliver Sacks apresenta vários casos de pacientes que, devido a ambientes desfavoráveis (o que envolve o preconceito da sociedade em relação aos surdos, mas também outros fatores), desenvolvem suas capacidades linguísticas com mais tardar ou com maior dificuldade. 




fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_de_sinais


Linguagem Natural

Língua natural é qualquer linguagem desenvolvida naturalmente pelo ser humano, de forma não premeditada, como resultado da facilidade inata para a linguagem possuída pelo intelecto humano. Vários exemplos podem ser dados como as línguas faladas e as línguas de sinais. A linguagem natural é normalmente utilizado para a comunicação.

O funcionamento das linguagens naturais
A fala
Sabemos que a fala funciona na base da repetição de unidades chamadas palavras, cujo sentido se repete, sendo que estas, por sua vez, são formadas por outras unidades menores (vogais e consoantes) que também se repetem. Na realidade, determinar o que são palavras e os limites entre as unidades fonéticas da fala é, ainda, um desafio. Espectrogramas de sentenças faladas não permitem ver com clareza onde começa uma vogal e onde ela termina. 
As línguas faladas variam no tempo e no espaço. O inglês falado por um londrino na época do rei Henrique VIII certamente não é o mesmo que o inglês falado por um londrino hoje, assim como o inglês falado por um britânico contemporâneo dificilmente pode ser considerado semelhante ao inglês falado em várias das ex-colônias britânicas hoje. A forma como as línguas faladas mudam é assunto de particular interesse na academia.
O método comparativo também permite que os linguistas entendam o funcionamento da língua falada. A partir deste método, pode-se traçar relações entre as línguas atuais, e possíveis origens comuns que elas teriam partilhado em um passado distante. É o caso do indo-europeu, uma matriz imaginária que supostamente teria sido precursora de línguas atuais como o russo, o alemão, o inglês, o francês, o português, etc. 
Na proxima postagem vamos aprender um pouco mais sobre linguagem de sinais, não percam.

 fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_natural